28/04/13

Belgrado parte II


No segundo dia em Belgrado, acordamos cedo pois tinhamos a parte "interior" da cidade para conhecer. Tinhamos planeado ir ao Museu do Tesla mas à primeira tentativa disseram-nos para regressar mais tarde pois os tours ao minúsculo museu (4 salas, cada uma delas mais pequena que a minha sala de casa) tinham sempre hora marcada. Não era caro mas o transtorno que seria esperar uma hora nas redondezas e o ridículo tamanho do museu (da entrada conseguimos praticamente ver metade do mesmo) fez-nos mudar de ideias, seguimos então para a Catedral do Santo Sava, segundo muitas fontes a maior igreja Ortodoxa dos Balcãs, que ainda hoje em dia se encontra em construção visto que desde o início que esta é feita apenas com base em donativos. O exterior está completo mas o interior está praticamente todo por construir. De referir que ao longo da sua existência e construção (iniciou em 1895), a igreja foi várias vezes destruida e danificada (Guerras dos Balcãs, depois as Guerras Mundiais e por fim, novas guerras nos Balcãs nos anos 90). Durante o período de ocupação nazi, utilizavam a mesma como parque de estacionamento de viaturas militares e armazém.

Assembleia Nacional 
Câmara de Belgrado
Edifício dos Correios e do Ministério da Economia e Desenvolvimento
Catedral do Santo Sava
Catedral do Santo Sava
Interior Inacabado

Pequena Igreja do Santo Sava

Esta pequena Igreja foi construída incialmente no local onde viria a ser construída a Catedral.
Nessa altura, foi movida para que a nova e grande Catedral pudesse ser erguida.


Interior da Igreja


No regresso, almoçamos os ditos cevapci no regresso ao centro. Aqui dirigimo-nos para os edifícios governamentais, zona de Belgrado mais atingida pelos bombardeamentos da NATO nos anos 90. Os edifícios onde está patente a destruição indiscriminada e aleatória dos mesmos, foram mantidos tal como estão de forma a recordar a brutal agressão de que esta cidade foi alvo. Contrariamente ao que se pode ler em muito lado e à ideia que eu tinha, os Sérvios sentem-se relativamente à vontade para falar dos anos 90, especialmente dos bombardeamentos e das privações por que passaram. Não me alongo mais neste capítulo que acho que as imagens falam por si.




Antigo Edífico do Ministério da Defesa

Antigo Edífico do Ministério da Defesa

Antigos Edíficos do Ministério da Defesa




No final, apanhamos um taxi tresloucado pois queríamos ir a Zemun, antiga povoação germânica (que na verdade é habitada desde o período neolítico e que até 1934 era uma cidade própria, que viria s ser absorvida por Belgrado) que fica na junção dos 2 rios. 

Entrada em Novi-Beograd, vista do taxi louco

Praça Central de Zemun
Aqui as vistas são magníficas e dá para ter uma ideia da vida real Sérvia. Os carros de luxo dão lugar aos velhinhos Yugos, a maioria bem preservados, em ruelas de paralelo já bem gasto. Os hoteis e restaurantes turísticos substituídos por restaurantes e cafés frequentados apenas pelos locais (sendo no entanto o "seu" ponto turístico e de descanso). A velhinha Torre Gardos (na altura em remodelação) é também um ícone da cidade.


Torre Gardos
Yugolina :p


Pequena ponte de acesso à praia na ilha



Palácio da Sérvia, visto das traseiras.
No regresso (11km a pé pela marginal repleta de Splavs - barcos-bar/restaurante típicos da cidade, para onde se transferem toda a noite da cidade no Verão) é possível aceder por uma estreita mas longa ponte de madeira a uma pequena ilha com uma praia repleta de gente por esta altura. Esta zona é muito verde, sendo possível alugar bicicletas e uns carrinhos a pedais para passear mas infelizmente não é possível alugar numa "ponta" e entregar na outra. Assim, e com temperaturas a rondar os 40 graus, a 3km do fim decidimos entrar num autocarro, onde não nos quiseram cobrar qualquer bilhete e nos deixaram mesmo à beira do hotel.


Splavs
Centro de Belgrado ao final do dia

O resto, já se sabe. Jantar e noite de despedida da cidade, que culminou num bar com enormes colunas de pedra bem no centro, com um concerto de um qualquer Jorge Palma Sérvio, onde o empregado bem disposto (e bem bebido) se pôs ao nosso dispor da seguinte forma: "If you want to drink just shout: hey motherfucker, bring me another fuckin' beer!"

Isto é Belgrado.

Centro de Belgrado finalmente vazio de gente, 1h20

Sem comentários:

Enviar um comentário