24/12/18

Koh Adang



Koh Adang é a segunda maior ilha do Parque Nacional Marinho Tarutao na Tailândia. É a ilha que serve de fundo à mais conhecida Koh Lipe - dista apenas 2km desta - mas ainda foi a tempo de se "salvar" da construção desenfreada por causa do turismo, motivo pelo qual há quem diga que é "Koh Lipe há 20 anos atrás", o que na minha perspectiva não faz muito sentido uma vez que se trata de uma ilha muito maior, com vegetação muito densa e que atinge os 690m de altitude. 

À espera do nosso transporte para Koh Adang

Koh Adang Resort



A ilha tem apenas um parque de campismo e um resort com vista para Koh Lipe. O parque campismo dispõe de alguns bungalows mas estes têm que ser reservados e pagos online antes da chegada, já quem quiser pernoitar em tenda pode alugar as mesmas à chegada. À excepção de Koh Lipe, os barcos a motor (incluindo os "típicos" longtail tailandeses) não podem permanecer atracados nas praias do parque, pelo que quem quiser visitar a ilha tem que ir num barco e depois solicitar outro para o regresso. Cada trecho custava à data da nossa visita 100 Baht (por barco) mas o resort presta este serviço gratuitamente aos seus hóspedes, incluindo se necessitarem de ir a Koh Lipe durante o dia. 



Como a nossa visita à ilha coincidiu com o Natal, optamos por ficar no Koh Adang Resort, que estranhamente só tinha mais uma ou duas famílias hospedadas. O Resort é recente e encontrava-se em bom estado, pecando apenas por alguma desorganização do staff que era largamente compensada pela sua simpatia e disponibilidade para ajudar. O restaurante servia comida deliciosa e os preços eram razoáveis, principalmente tendo em conta que não há qualquer alternativa na ilha.

Há alguns trilhos pelo meio da vegetação mas optamos por aquela que nos pareceu a melhor opção para explorar algumas das praias desertas da costa sul da ilha no dia de Natal: o kayak. 

Parque de Campismo no sudeste da ilha

Uma praia só para nós!


Foi sem dúvida um Natal diferente, em que o bacalhau deu lugar a um maravilhoso peixe frito com erva-príncipe (lemongrass) e aquela que é provavelmente a nossa salada favorita, a de papaia. O que se perdeu em espírito natalício, ganhou-se em praia e sabor:

À noite, a pequena Koh Lipe serviu ainda de "presépio" à beira mar plantado. Até breve!


Sem comentários:

Enviar um comentário