07/11/12

Biertan


Igreja Fortificada de Biertan vista da praça central
 Antes do relato de Sibiu, escrevo hoje sobre Biertan, em tempos uma das mais importantes igrejas fortificadas Saxónicas da Transilvânia. Hoje em dia, é uma pequena aldeia simpática, com apenas 1600 habitantes.
 Fica a cerca de 20 minutos de carro de Sighisoara e a melhor forma de lá ir, para quem não está de carro, é de taxi.
 Convém arranjar o negócio com antecedência, de preferência com alguém de lá, para evitar preços inflaccionados. Assim fizemos, pedimos no alojamento de Sighisoara e arranjaram-nos um taxi que nos levaria lá, esperaria uma hora e faria o regresso, por 20 ou 25 euros, não me recordo ao certo.

 Uma hora é tempo mais do que suficiente para visitar igreja fortificada e arredores. Vale também a pena para conhecer um pouco da Roménia rural, pois embora esta receba alguns turistas, o aspecto e estilo de vida dos locais é bastante diferente, assim como os preços e a forma curiosa como contemplam os visitantes.

 Ficam algumas fotos:



Uma da torres
Interior da Igreja

Biertan
E pronto, regresso a Sighisoara!

05/11/12

Sighisoara



Sighisoara, situa-se no coração da Transilvânia e é uma das cidades mais belas desta região. Faz parte das sete cidades fortificadas da zona conhecida como "Siebenburgen", juntamente com Brasov (Kronstadt), Cluj (Klausenburg), Sibiu (Hermannstadt), Bistrita (Bistritz), Medias (Mediasch) e Sebes (Mühlbach).

De ruas íngremes, ora estreitas ora largas, de casas coloridas e chão em pedra, o viajante parece ser transportado para uma vila perdida no tempo, onde a qualquer momento poderão aparecer personagens dos livros dos irmãos Grimm. Para quem gosta mais de filmes de terror e menos de fábulas, a cidade também possui uma mística especial: consta que foi em Sighisora que o príncipe Vlad terá nascido em 1431, onde viveu até aos quatro anos de idade. Já crescido gostava de brincar com os otomanos aos empalamentos. Imaginem vocês quem acabava sempre com o rabinho sentadinho no espeto?

Os principais pontos de interesse estão todos "à mão de semear". Aconselho uma visita nem que seja por um dia só ( para os viajantes com menos tempo) pois é possível ficar a conhecer praticamente tudo nesse período de tempo. 

Chegámos de comboio, a viagem foi um pouco atribulada para mim pois estive grande parte do tempo literalmente cheia de medo...  Éramos nós e um comboio cheio de "recos". Um  ostentava literalmente uma catana de um metro e estava bem sentadinho à nossa frente. Do outro lado um "reco" teenager rebolava os olhos para cima de nós a pedir dinheiro, água e comida - digno de um Óscar para melhor actor na representação no filme "O Exorcista".

Lá chegamos a Sighi....fomos da estação de comboios para a cidade velha a pé (atravessámos a ponte a pé - é tudo pertinho) e fomos para o alojamento. Ui, vida boa! Pensiunea Vila Franca, como o nome diz uma pensão, com qualidade superior a muitos 3 ou 4 estrelas que por aí andam, a um preço bastante simpático. Único senão: não havia onde lavar a roupa e a lavandaria da pensão custava CINCO euros por peça! E já agora uma filarmónica, não? Enfim...sabão azul para que te quero?!

Depois dos afazeres domésticos estava na hora da papinha (vocês já sabem como é..) lá fomos para o nosso repasto tardio. A mim bateu-me umas saudades de casa e decidi papar uma das coisas que mais gosto: um galãozinho com pão com manteiga ( paguei das 10 centimos pelo pão e manteiga), o Paulo ficou pela omelete e cerveja, para não variar um bocadinho.

Saímos e fomos passear pela cidade velha. A cidade é linda e muitoooo fotogénica. No primeiro dia só nos faltou visitar o interior das igrejas, o cemitério e subir à Torre do Relógio.

Foi o que fizemos no segundo dia para além da visita a Biertan. A subida à Torre acabaria ficar para o 3º dia pois estava fechada. De seguida fica o registo fotográfico das principais atracções.




O que não deves perder:

1º -  Visita ao Centro Histórico




2º -  Visita à Torre do Relógio




3º - Subir à Torre do Relógio





4º - Perder-se por ruinhas e ruelas coloridas





5º - Câmara Municipal, seus jardins e respectivo miradouro




6º - Escadaria dos estudantes, por dar acesso a uma espécie de seminário na colina, mesmo ao lado da Igreja na Colina (Biserica din deal ou Bergkirche)








7º - Cemitério Germânico





8º - Igreja na Colina vista do cemitério


9º - Passeio Nocturno







10º - Idolatrar o Benfica sempre e em qualquer parte do Mundo


Caso contrário ficas com abelhas na cerveja! 
Para terminar fica a foto com a bela da salsicha!


Baci**