Sighisoara, situa-se no coração da Transilvânia e é uma das cidades mais belas desta região. Faz parte das sete cidades fortificadas da zona conhecida como "Siebenburgen", juntamente com Brasov (Kronstadt), Cluj (Klausenburg), Sibiu (Hermannstadt), Bistrita (Bistritz), Medias (Mediasch) e Sebes (Mühlbach).
De ruas íngremes, ora estreitas ora largas, de casas coloridas e chão em pedra, o viajante parece ser transportado para uma vila perdida no tempo, onde a qualquer momento poderão aparecer personagens dos livros dos irmãos Grimm. Para quem gosta mais de filmes de terror e menos de fábulas, a cidade também possui uma mística especial: consta que foi em Sighisora que o príncipe Vlad terá nascido em 1431, onde viveu até aos quatro anos de idade. Já crescido gostava de brincar com os otomanos aos empalamentos. Imaginem vocês quem acabava sempre com o rabinho sentadinho no espeto?
Os principais pontos de interesse estão todos "à mão de semear". Aconselho uma visita nem que seja por um dia só ( para os viajantes com menos tempo) pois é possível ficar a conhecer praticamente tudo nesse período de tempo.
Chegámos de comboio, a viagem foi um pouco atribulada para mim pois estive grande parte do tempo literalmente cheia de medo... Éramos nós e um comboio cheio de "recos". Um ostentava literalmente uma catana de um metro e estava bem sentadinho à nossa frente. Do outro lado um "reco" teenager rebolava os olhos para cima de nós a pedir dinheiro, água e comida - digno de um Óscar para melhor actor na representação no filme "O Exorcista".
Lá chegamos a Sighi....fomos da estação de comboios para a cidade velha a pé (atravessámos a ponte a pé - é tudo pertinho) e fomos para o alojamento. Ui, vida boa! Pensiunea Vila Franca, como o nome diz uma pensão, com qualidade superior a muitos 3 ou 4 estrelas que por aí andam, a um preço bastante simpático. Único senão: não havia onde lavar a roupa e a lavandaria da pensão custava CINCO euros por peça! E já agora uma filarmónica, não? Enfim...sabão azul para que te quero?!
Depois dos afazeres domésticos estava na hora da papinha (vocês já sabem como é..) lá fomos para o nosso repasto tardio. A mim bateu-me umas saudades de casa e decidi papar uma das coisas que mais gosto: um galãozinho com pão com manteiga ( paguei das 10 centimos pelo pão e manteiga), o Paulo ficou pela omelete e cerveja, para não variar um bocadinho.
Saímos e fomos passear pela cidade velha. A cidade é linda e muitoooo fotogénica. No primeiro dia só nos faltou visitar o interior das igrejas, o cemitério e subir à Torre do Relógio.
Foi o que fizemos no segundo dia para além da visita a Biertan. A subida à Torre acabaria ficar para o 3º dia pois estava fechada. De seguida fica o registo fotográfico das principais atracções.
O que não deves perder:
1º - Visita ao Centro Histórico
2º - Visita à Torre do Relógio
3º - Subir à Torre do Relógio
4º - Perder-se por ruinhas e ruelas coloridas
5º - Câmara Municipal, seus jardins e respectivo miradouro
6º - Escadaria dos estudantes, por dar acesso a uma espécie de seminário na colina, mesmo ao lado da Igreja na Colina (Biserica din deal ou Bergkirche)
7º - Cemitério Germânico
8º - Igreja na Colina vista do cemitério
9º - Passeio Nocturno
10º - Idolatrar o Benfica sempre e em qualquer parte do Mundo
|
Caso contrário ficas com abelhas na cerveja! |
Para terminar fica a foto com a bela da salsicha!
Baci**