08/07/14

Na calha para 2014: Singapura, Malásia e Indonésia

Pois é, fica aqui e um bocadinho em cima da hora, o "programa de festas" para este ano, ainda com o final por definir pois se houver tempo ainda queremos fazer um "cruzeiro" pelo Komodo National Park e ilha das Flores! A partida é daqui a um mês e pouco, até lá o Paulo vai actualizando a trip de 2013:P Baci*

07/07/14

Hanoi, parte II

Welcome back to Hanoi!!!

 E regressamos a Hanoi, já ao anoitecer. 
 Depois de descobrirmos que entretanto o hotel tinha feito um over-booking para aquela noite e como tal o nosso quarto já não estava disponível. Tínhamos 2 opções: um quarto mais barato, sem janela ou ir de taxi para outro hotel deles. Optamos pela primeira, visto que no dia seguinte iríamos fazer check out cedo.
 Partimos para a rua e como já devem ter pecebido pela primeira foto, a cidade mantém uma actividade invulgar no período nocturno.

"Pequeno" restaurante de rua!

pho bo pho ga entre outros

Lembram-se dele durante o dia? :)

Dinner time:)

Beer time:D

Ópera

Monumento do Trabalhador
 No entanto, pelas 23/24h já pouco se passava na rua, exceptuando alguns bares frequentados ora por locais, ora por turistas e expats. Acabamos por regressar ao hotel para atacarmos por uma última vez as ruas de Hanoi, antes de partirmos para o Laos. Antes de regressarmos aos aposentos, tivemos a "bela" notícia via e-mail de que o nosso voo de regresso do Laos tinha sido alterado, ficando sobreposto com outro:( (Na realidade o "outro" voo também tinha sido alterado, ficando ainda "mais" sobrepostos... mas só íamos saber disso no dia seguinte:P)

 2º dia, o "até já Vietname"...


 Neste 2º e último dia em Hanoi, queríamos aproveitar para ver o máximo possível do centro antes da partida para o Laos, pela hora de almoço. O problema é que tínhamos que despachar um quadro pelos correios e isso demorou-nos mais de uma hora (!) O quadro lá chegou, cerca de 3 ou 4 meses depois, isto porque optamos por transporte marítimo (não tínhamos pressa mas se nos dissessem quer eram meses e não semanas, certamente tínhamos optado pelo aéreo).

 Trapalhices à parte, lá iniciámos a saga mas com uma última peripécia: começar a disparar a máquina no nosso primeiro ponto de interesse, o Templo da Literatura, sem cartão.... lá se tiraram algumas fotos depois, com o iPhone (sim, a outra máquina não tinha bateria...).

Olá máquina sem cartão!
 O templo, confucionista, foi a primeira universidade do Vietname e data de 1070, tendo sido amplamente restaurado 1920, 1954 e 2000.



 O templo, apesar dos turistas, é um oasis calmo bem no centro de Hanoi. Os jardins são, na minha opinião, o ponto alto da visita. Desde bonsais a arranjos florais e cortes arrojados de arbustos, culminando com caracteres. Ficam algumas fotos.

"Bonsai" 


Tartaruga, tartaruga...



Reparem na Namita à esquerda!

Miau!!!
   

Edifício Governamental estilo colonial...

...estilo "moderno"

  Daqui ao mausoléu do Ho Chi Minh, é um saltinho... ao Sol abrasador. Chegamos lá e nesse dia estava fechado (o que nos era um pouco indiferente visto que íamos fora do horário de visita, que não me recordo mas era bastante restrito). Lado positivo: chegamos mesmo a tempo do render da guarda:


Render da guarda.

De seguida, percorremos a relativamente curta distância (e digo relativamente porque estava um calor abrasador, que torna tudo muito relativo) até ao Palácio Presidencial, onde não é permitido entrar... fica a foto do lado de fora do portão:


E pronto, o Pagode de um só pilar ficava ao lado, assim como o Museu Ho Chi Minh mas não havia mesmo tempo, nem para isso nem para o lago mais a norte, com um outro pagode interessante. Já só houve mesmo tempo para apanhar um taxi, ir buscar a mala ao hotel e zarpar para o aeroporto, que ainda fica a uns 30 e tal kms. Um coisa é certa: a vontade de voltar a Hanoi é imensa!

Até já Vietname:)