05/07/15

Pulau Perhentian Kecil


O destino que se segue foi um dos melhores destinos de praia em que já estivemos: As ilhas Perhentian! As Perhentian são duas ilhas de diferentes tamanhos sendo esta mesma diferença que deu origem ao nome das ilhas: Kecil e Besar. Kecil significa pequena e Besar grande. Em malaio Perhentian significa "lugar para parar"e esta designação não podia estar mais correcta. 

Para chegar às ilhas é necessário apanhar um barco em Kuala Besut e fazer uma travessia de barco que dura cerca de 45 minutos. A primeira paragem para saída de pessoas é na "ilha grande" que é também conhecida por ser uma ilha mais tranquila e um destino mais "familiar", depois segue-se novamente viagem em direcção à "ilha pequena". E foi exactamente esse o nosso destino - Pulau Perhentian Kecil.



À chegada o cenário envolvente não podia ser melhor: águas totalmente cristalinas, um extenso areal e poucos turistas na ilha faziam antever que os próximos três dias iriam ser simplesmente idílicos. As ilhas continuam relativamente intocadas e os únicos habitantes permanentes na ilha resumem-se a uma pequena vila de pescadores na "ilha pequena". Assim sendo não existe muito mais do que alguns hotéis, selva e praia. Não existem estradas, carros ou outro meio de transporte para além do barco. Por esse motivo é fácil ver animais um pouco incomuns para nós. 

O nosso "pequeno" colega nas traseiras do hotel
O hotel onde ficamos instalados foi o BuBu Ressort, e que fica situado na Long Beach que é sem sombra de dúvida a melhor praia da Kecil. Mesmo em frente ao hotel existe um pontão onde é possível ver uma enorme quantidade e variedade de peixes. Outro ponto a favor destas ilhas é a temperatura da água que é simplesmente fantástica!!!




Dito isto, os nossos dias foram passados a fazer snorkeling. O aluguer de material é barato e este encontra-se não só nos alojamentos e lojas mas também em pequenas bancas um pouco por toda a praia. O mesmo se aplica aos barcos que levam os turistas para os principais pontos de interesse. Nós optamos por comprar no próprio hotel: os preços eram ligeiramente mais altos mas em contrapartida o barco era melhor, levava muito menos gente e o material fornecido era de qualidade mediana (contrariamente ao das bancas, que alugamos no primeiro dia para explorar as rochas junto ao hotel, que se encontrava bastante gasto, para não dizer degradado).












Optamos pelo pacote "Baby Islands", que começa num dos maiores recifes de corais nas redondezas. Há uma imensa variedade, de corais e de peixes tropicais, e encontram-se em óptimo estado de conservação. 





Seguimos então para algumas das pequenas ilhas desertas a norte da ilha onde para além dos abundantes peixes exóticos coloridos, observamos bem de perto pequenos tubarões, peixes napoleão e raias de pintas azuis. Houve no fim algum tempo para desfrutar de uma pequena praia deserta numa das ilhas.










O Paulo tirou ainda uma manhã para fazer mergulho, tendo escolhido a "Turtle Bay Divers" que se localiza no centro da long beach. Pagou 50 USD pelo mesmo e foram 6 pessoas distribuídas em 2 grupos de 3 com um guia cada. Nessa manhã o sol decidiu esconder-se pelo que as fotos podem não fazer jus à realidade do mergulho no "pináculo", um dos poucos pontos de mergulho que não estava já lotado. Segundo os guias, o melhor local de mergulho é mesmo na costa de Redang, uma outra ilha relativamente próxima das Perhentian.




À noite, embora a Perhentian Kecil seja das duas a mais animada, não é propriamente (e ainda bem) uma party-island. Ainda assim, a praia enche-se de pequenos ajuntamentos de pessoas em volta de fogueiras e espetáculos de malabarismo com fogo. Nos pequenos bares de improviso que organizam a "festa", reina a música de Bob Marley.




É de referir que na altura das das monções (Nov - Fev) as ilhas estão praticamente fechadas ao turismo ficando apenas abertos um ou dois hotéis para os praticantes de surf e viajantes mais intrépidos. Esperámos regressar um dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário