10/08/15

Lago Koman


Em 1985, ainda em plena ditadura comunista, foi construída uma barragem no rio Drin, dando origem a um lago artificial chamado Koman, nome que provém da povoação mais próxima da mesma. É possível chegar ao lago a partir de Tirana ou Shkodra viajando pela principal estrada que liga as duas cidades e saindo da mesma em direcção ao lago em Vau Dejes.

Caminho entre Vau Dejes e o ponto de embarque
Uma imagem muito comum da Albânia.
A viagem de duas horas que liga Koman a Fierze, no nordeste Albanês, além de ter sido considerada uma das viagens de barco mais belas do mundo é também uma óptima opção para quem pretende evitar a ínfame via terrestre de ligação aos Alpes Albaneses sem ter que ir ao Kosovo. No nosso caso, optamos por esta via para o regresso. Para quem pretender levar carro ou mota, há 2 tipos de ferry: o small car ferry (Berisha) e o big car ferry (Alpin). Nós optamos pelo último acabadinho de renovar e com excelentes condições.

A bandeira ainda têm os vincos!
À chegada a Fierze um "miudo" com os seus 17/18 anos que se encontrava fora do portão pediu-nos dinheiro para que o abríssemos. Sabendo que muitos albaneses se tentam aproveitar de qualquer situação favorável para arrecadar mais uns trocos, insistimos que abrisse o portão pois estávamos atrasados. Lá nos abriu o portão mas ao entrarmos com o carro para o barco o responsável pelo mesmo insistiu que teríamos mesmo que pagar os 100 leks ao rapaz por nos ter aberto o portão que se encontrava fechado com um cadeado nos momento do embarque (?). Uma outra nota importante é que não sigam o GPS até Fierze. Quando estiverem a chegar vão ter um cruzamento que dá para uma ponte que atravessa o rio até à localidade. Sigam em frente (não virem para a ponte) e umas centenas de metros após a curva estão no ponto de embarque. Se forem pela ponte, vão encontrar um caminho de terra e gravilha terrível que vos leva de facto ao centro de Fierze, do outro lado do rio. Se já é mau fazê-lo até ao beco final no cimo do monte, voltar para trás só piora a coisa.

Ferry pequeno a passar por nós em sentido contrário
O ferry em si é barato, pagamos cerca de 12€ pelo carro e 2 passageiros (o condutor está incluindo no preço do carro). Se pretenderem apenas conhecer o lago, há pequenos barcos que fazem passeios no mesmo com direito a paragens para mergulhos, apanhar sol e afins, sendo o mais conhecido empresário nesta área o Mario Mola. Importa dizer que é um local - como quase toda a Albânia - com poucos turistas: no ferry para além de nós ia um grupo de viajantes italianos de mota e menos de uma dúzia de albaneses e kosovares.

O lago é um dos locais mais serenos e fotogénicos onde já estivemos, onde as águas reflectem a paisagem, praticamente deserta de ocupação humana, em espelho perfeito. Por vezes o leito estreita-se e curva de tal forma que nos deixa ansiosos para ver o que se segue. Ficam o vídeo e algumas fotos:



















1 comentário:

  1. Que lugar lindo...respira-se tranquilidade de certeza.
    Venha esse video ;)

    ResponderEliminar