02/08/15

Vale de Valbona


Situado no coração dos Alpes Albaneses, o Vale de Valbona é uma zona de difícil acesso. Nós optamos por lá chegar através do Kosovo, sendo o acesso com melhores estradas. As alternativas serão viajar por estrada pela própria Albânia, fazer parte do caminho por ferry no lago Komani (o que deixamos para o regresso) ou então por terra - a pé entenda-se - a partir do ainda mais inacessível Vale de Theth.

Assim, da fronteira viajamos até Bajram Curri (lê-se Bairram Tsurri) com bom piso excepto nos últimos kms em que "erradamente" seguimos as indicações e fomos pelo caminho mais "directo", em terra batida misturada com pedaços esporádicos de alcatrão. Curiosamente já estávamos alertados para tal sinalização mas só depois de passarmos por ela é que nos apercebemos que caímos no "engodo". A placa de que falamos é esta:

Se virarem à esquerda o caminho é mais longo mas melhor e vai ter a Bajram Curri à mesma!
Chegamos a Quku i Valbonës, um dos vários pequenos povoados do vale, ao final do dia, ainda com luz natural. A parte final da estrada é nova, alcatroada e fácil de conduzir.

Após muita ponderação optamos por um dos alojamentos dos donos do Journey To Valbona, um site com muita informação útil acerca do vale, esperando que tal constituísse uma vantagem aquando da nossa estadia no que concerne à obtenção de informação útil para caminhadas, trilhos, etc. Não podíamos estar mais enganados, uma vez que mesmo quando pedimos informações pouco ou nada nos foi adiantado para além do que se encontra no site. Valeu pelo pequeno-almoço tradicional e confeccionado localmente (manteiga e feta caseiros, doce de physalis e pão tradicional) e pelo cordeiro assado no forno com algumas partes "nobres" do mesmo reservadas para o final do prato!


Há várias guesthouses nos diferentes povoados e alguns hotéis, incluindo no último povoado onde termina a estrada e se inicia a caminhada de um dia até Theth. Para quem vai de carro como nós, esta não é uma opção prática uma vez que implicaria um dia de caminhada para cada lado. Quem não for de carro, tem mini-bus (furgon na Albânia) até Bajram Curri e depois de lá até Valbona.

O degelo no vale só termina em Junho, pelo que em finais de Maio e início de Junho alguns dos picos e passagens entre eles ainda têm neve, dificultando alguns dos trilhos mais exigentes.


Optamos por uma caminhada simples, sem guia, por um trilho marcado que durou umas 5 horas no total, com partida do pitoresco povoado de Dragobia. Pelo caminho, demos boleia a um agricultor com uma foice e um fardo de erva que nos indicou o início do trilho. Fica o registo em vídeo e algumas fotos da caminhada.






















No final do trilho, regressamos ao carro e tivemos um almoço tardio no povoado de Valbonë, visitamos uma pequena ponte sobre uma pequena mas bonita queda de água e regressamos ao alojamento quando começou a chover. 





Era hora de descansar e planear o dia seguinte, que começava com aquela que foi eleita como uma das mais bonitas viagens de barco do mundo: Lago Komani. 

Em breve o relato em vídeo:)

Sem comentários:

Enviar um comentário