23/04/15

Nuremberga



Era para ser uma "escapadinha" de uma semana a Rothenburg ob der Tauber, Munique e Salzeburgo mas acabamos por voar por Nuremberga por os voos low cost estarem consideravelmente mais baratos.

Vários conhecidos me diziam que a cidade era desinteressante por ter sido em grande parte destruída na II Guerra Mundial. Felizmente, estavam enganados.

St. Elizabethkirche
Chegamos então a Nuremberga numa fria noite de Fevereiro, apanhamos o metro para o centro e alojamo-nos. Pesquisamos restaurantes no Trip Advisor e optamos por comida asiática, mal descobrimos um restaurante vietnamita não muito longe da estação de comboios - que ficava próxima do nosso hotel - decidimos matar saudades de um reconfortante pho bo. No regresso, bebemos as primeiras cervejas alemãs perto do centro e percebemos pelo cenário iluminado que a cidade prometia ser diferente do que nos haviam "pintado". E não nos enganamos.

Infelizmente, tínhamos apenas algumas horas até ao comboio para Rothenburg ob der Tauber e acabamos, imperdoável e inexplicavelmente, por não tirar muitas fotos. Esquecemo-nos inclusive de fotografar duas das principais atracções da cidade: a Catedral de Nuremberga ou de St. Lorenz (pela qual passamos pelo menos umas 4 ou 5 vezes e inexplicavelmente só temos fotos da fachada lateral) e a Frauenkirche. Não querendo defraudar os nossos leitores, optei por mais uma vez recorrer à sempre nossa amiga wikipedia para vos deixar desde já uma foto de cada:

St. Lorenz (autor(a): Jailbird)
Frauenkirche (autor(a): Kolossos)
A juntar a estes dois belos exemplares de arquitectura gótica, temos a St. Sebald, cuja fachada lateral é similar à da St. Lorenz:



As 3 igrejas são as mais emblemáticas e das mais antigas da cidade e todas elas precisaram de ser reconstruídas depois da guerra. A primeira do post, a St. Elizabethkirche, destaca-se das restantes pela sua arquitectura neo-clássica. Já Frauenkirche é mais conhecida pelo seu relógio mecânico, o Männleinlaufen:

Esta fica situada na Christkindlesmarkt, praça onde se realiza um dos maiores e mais famosos mercados de Natal. 

Christkindlemarkt, foto com as torres de St. Sebald  em destaque, de costas para a Frauenkirche...


Prosseguimos então o pitoresco caminho, com direito a passagem pela Tiergärtnertor, até ao castelo da cidade, composto por diferentes edifícios independentes e de diferentes épocas.

Reaproveitamento:)
Tiergärtnertorplatz
Coelho Gigante
Fruto da guerra, a construção recente esté bem presente no centro da cidade 
Alguns dos edifícios do Kaiserburg
Do castelo, Kaiserburg, as vistas abrangem praticamente todo o centro histórico da cidade:



Terminava assim a nossa curtíssima passagem por Nuremberga, uma cidade que embora não tenha um impressionante número de monumentos ou algum marco imponente, é bastante fácil e agradável de se conhecer a pé. Não esquecer as salsichas típicas da mesma - Nürnberger Rostbratwurst (mais pequenas e picantes do que o habitual na Alemanha) - que disputam o título de mais antigas do país com as Thüringer Rostbratwurst. 
Para nós, estava na hora de regressar à estação central e partir para Rothenburg ob der Tauber!

A nossa sugestão de roteiro pedonal é iniciar o percurso pelo Ludwigtor, segundo pela Ludwigstraße. Daí chegam à Jacobplatz onde encontrarão a St. Elizabethkirche. Logo de seguida, têm a Ludwigplatz onde encontrarão a bela fonte de Ehekarussel.


Daí rapidamente encontram a Carolinenstaße que vos levará até à St. Lorenzkirche. De frente para a mesma, é só descer à esquerda e em poucos minutos encontrarão as 2 principais pontes sobre o rio Pegnitz, que dão acesso parte mais antiga da cidade. Mais um minuto ou 2 e estão na Christkindlemarkt, onde se situa a Fraunkirche, e daí à St. Sebald é uma questão de atravessar a praça e seguir as suas torres. Daqui em diante, é uma questão de se deixarem perder um pouco nas ruas mais pitorescas da cidade em direcção ao castelo.




Sem comentários:

Enviar um comentário