08/04/15

Ao Nang e Railay


Chegados de Siem Reap no Camboja a Bangkok, aproveitamos a tarde para descansar um pouco da estafa do dia anterior na Khao San e na piscina do Hotel Rambuttri Village. Após uma noite bem dormida, apanhamos o voo low cost da Air Asia em direcção a Krabi, onde se localiza o aeroporto mais próximo de Ao Nang. À chegada, tínhamos à nossa espera o transfer do nosso hotel, o Ao Nang Cliff Beach Resort. Como era o final da época das monções (na realidade nesta região é mais correcto chamar-lhe "época das chuvas" pois é raro haver monções propriamente ditas), época baixa, o hotel tinha uma promoção simpática (preço bem abaixo dos "normais") de 3 noites num quarto com banheira de hidromassagem na varanda que incluía:

- transfer de e para o aeroporto;
- uma massagem de 60 min ou jantar (BBQ);
- tour de um dia (numa lancha) às ilhas Phi Phi e ilha Bamboo ou ilha Hong;
- uma garrafa de vinho :P

Ao Nang seria a nossa base para explorar as praias e as impressionantes formações rochosas de Railay (ou Rai Leh), bem como as ilhas Phi Phi. A primeira impressão foi boa: o hotel embora fosse grande (algo que não nos agrada muito) estava relativamente desocupado, bem cuidado e a funcionar a 100%. O tempo estava agradável embora com algumas nuvens. Foi aí, aquando do check-in, que fomos informados que em toda a quinzena anterior praticamente que não tinha parado de chover.

Partimos então em direcção à praia de Ao Nang, onde passaríamos a tarde. Com o passar da mesma, o tempo foi piorando até à "típica" chuvada do final da tarde. Felizmente chegamos ao hotel mesmo a tempo de um mergulho na piscina e de nos refugiarmos às primeiras rajadas de vento que precedem a chuva na dita banheira na varanda.

Praia de Ao Nang 
Hora de ir para o hotel...
Vista do quarto
Varanda
No dia seguinte, saímos de manhã bem cedo para o porto, para conhecermos as ilhas Phi Phi. No regresso, pedimos para desembarcar na pequena mas imponente península de Railay, onde regressaríamos no nosso último dia.

Esta tem 3 praias: Railay Oeste, Railay Este e Ao Phra Nang. A praia de Railay Oeste encontra-se separada de uma quarta praia já fora da península, Ton Sai, por algumas rochas e vegetação. Na maré vaza é possível contornar as mesmas pela areia, com a maré cheia é preciso caminhar por um trilho por através da formação rochosa. A praia de Railay Este embora bonita, é onde atracam os maior parte dos barcos e tem mangais, pelo que é uma má opção para nadar (como também o é a de Ton Sai com a maré vaza mas por ser muito rochosa).

Começamos então por Railay Este, onde desembarcamos:






Seguimos então para Ao Phra Nang, na "ponta" da península, por belos caminhos na companhia dos macacos:








Templo da fertilidade
Mais do mesmo...



De regresso ao caminho, procuramos então a praia de Oeste, de onde partem os long-tail para Ao Nang:





E por fim, Ton Sai:


O percurso de barco entre Ao Nang e Railay é uma óptima oportunidade para tirar algumas fotos e quando as formações cársticas se tornam mais impressionantes:



Ao Nang à vista...


...mas na realidade se o mar estiver minimamente mexido ou a maré em baixo, o barco desembarca no porto, pelo que é ainda necessário um tuk-tuk para o regresso ao centro.

Até já!

4 comentários:

  1. Vou fica em Railay Este, no Railay Phutawan Resort...
    Fizeram Hong Island ou Bamboo? Pretendo fazer os dois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Flavio! Railay Este pareceu-nos bem tranquilo e a zona é lindíssima. Rapida e facilmente acede às outras praias. Nós tínhamos que optar entre as Phi Phi e Hong Island. Acabamos por optar pelas Phi Phi e tivemos a Bamboo como bónus. Acabei de publicar o post das 2, espero que ajude:)

      Eliminar
    2. Paulo, parece que já estou viajando quando leio o relato de vocês!
      Vou ficar 3 dias em Railay e 4 em Phi Phi, portanto, se o tempo ajudar, pretendo fazer todos os passeios possíveis, inclusive o Maya Bay Sleep on board (Dormindo no barco). Você conhece, ou ouviu alguém que tenha feito?

      Eliminar
    3. 3 dias em Railay está perfeito e com 4 nas Phi Phi consegue fazer isso tudo com calma. Sim, já li sobre o sleepaboard pois há já alguns anos deixou de ser permitido acampar na Phi Phi Leh e como tal essa passou a ser a solução "mais próxima". Nós infelizmente só tivemos um dia para conhecer as Phi Phi mas mesmo assim ainda conseguimos conhecer bastante. Com 4 dias vai conseguir conhecer tudo pela certa e ainda lhe vai sobrar tempo para muito snorkeling e mergulho.

      Eliminar